Transporte refrigerado: por que ter atenção? - RV ÍMOLA

Blog

Transporte refrigerado: por que ter atenção?

RV Ímola 01/12/2020
160 Comentários

Transporte refrigerado é responsável por fazer a locomoção dos medicamentos entre as fábricas e os hospitais, clínicas ou farmácias.

Por ser um tipo de serviço altamente relevante para o ramo da saúde e para os pacientes, o transporte refrigerado deve ser feito por empresas especializadas em logística hospitalar e precisa contar com uma infraestrutura adequada. Esse cuidado vai garantir a qualidade e segurança dos produtos, evitando que eles fiquem expostos a condições adversas.

transporte-refrigerado-por-que-ter-atencaoMapeamento térmico no transporte de medicamentos

Um dos problemas que mais afetam o transporte de medicamentos e geram prejuízos para o setor da saúde é o controle de temperatura. Isso acontece porque os remédios e vacinas podem perder seu potencial terapêutico se não forem protegidos contra calor, umidade ou iluminação inadequada.

Nesse sentido, a Anvisa é bastante rigorosa e estabelece regras específicas para distribuição, transporte e armazenagem de medicamentos. Uma das determinações para o transporte refrigerado é a presença de um farmacêutico nos caminhões para acompanhar todos os procedimentos relativos à essa atividade.

Higiene e capacitação das equipes são essenciais

Além de manter a higiene, contar com baús refrigerados e embalagens térmicas apropriadas para o armazenamento de medicamentos, também é fundamental que as empresas de logística hospitalar mantenham as equipes treinadas e estejam sempre atentas às boas práticas do setor.

A RV Ímola é uma empresa de transporte de medicamentos e armazenagem hospitalar que atua em todo Brasil, oferecendo serviços de excelência para a indústria farmacêutica e para unidades de saúde. Bastante conceituada e com diversos prêmios, é referência em: consultoria em logística, unitarização de medicamentos, armazenagem climatizada e muito mais.

Imagem: Pixabay

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn.

Para mais notícias sobre gestão logística de medicamentos, armazenagem hospitalar e transporte refrigerado, acesse aqui.

Voltar