Blog

Armazenamento de medicamentos: foco na cadeia fria!

RV Ímola 15/01/2021
0 Comentários

Armazenamento de medicamentos necessita de muita atenção e de cuidados específicos quanto à temperatura e a iluminação dos estoques.

Os depósitos de armazenamento de medicamentos costumam ser amplos e cheios de mercadorias por toda a parte. Por isso, qualquer falha no mapeamento térmico pode resultar em perdas de produtos, prejuízos ao ramo da saúde e dificuldade para o tratamento dos pacientes.

armazenamento-de-medicamentos-foco-na-cadeia-friaCuidados no controle de temperatura

Neste momento em que enfrentamos uma pandemia mundial, as tecnologias voltadas para a cadeia fria são fundamentais para a conservação das vacinas e para garantir um serviço de excelência aos pacientes. Nesse sentido, a armazenagem refrigerada nunca esteve tão em evidência como na atualidade.

Para que as vacinas sejam preservadas e mantenham a estabilidade, o transporte refrigerado e o armazenamento de insumos hospitalares devem contar com inovação e muito investimento das empresas de logística hospitalar. Isso inclui, por exemplo, uso de antecâmaras climatizadas, docas climatizadas, baús refrigerados e softwares de controle térmico.

Iluminação é importante

Outro aspecto muito relevante para a correto armazenamento de medicamentos é a boa iluminação. Isso porque erros na iluminação podem comprometer a segurança dos colaboradores e dificultar a execução das tarefas do dia a dia dentro dos depósitos. Além disso, as luzes auxiliam no correto manuseio, na leitura adequada e na identificação dos produtos

É importante destacar que a quantidade de lâmpadas no local destinado à armazenagem hospitalar vai depender do tamanho de cada espaço e deve ser pensada de forma planejada pelas empresas de logística de medicamentos. Em relação ao posicionamento, os corredores e os cantos também sejam iluminados de forma adequada.

A última recomendação para ter bons resultados no gerenciamento de materiais hospitalares e na logística farmacêutica é investir em lâmpadas eficientes, pois elas geram mais economia e são mais modernas que os modelos tradicionais.

A RV Ímola é uma empresa de logística hospitalar e transporte refrigerado com clientes em todo o Brasil, bastante reconhecida por suas soluções diferenciadas nestas áreas. Entre os serviços oferecidos pela companhia, estão: gestão inHouse, unitarização de medicamentos, armazenagem de insumos hospitalares e consultoria de logística.

Imagem: Pixabay

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn.

Para mais notícias sobre gestão logística hospitalar, transporte refrigerado e armazenagem de medicamentos, acesse aqui.

Os comentários estão desativados.

Voltar