Transporte de medicamentos com urgência - RV ÍMOLA

Blog

Transporte de medicamentos com urgência

RV Ímola 17/02/2021
274 Comentários

Transporte de medicamentos é uma atividade que cresce cada vez mais e ajuda o setor da saúde a vencer desafios.

Neste momento atual em que o mundo tenta vencer uma pandemia, fazendo com que vacinas e medicamentos cheguem a mais cidades com rapidez, o ramo de transporte de medicamentos tem mostrado sua relevância para toda a sociedade.

transporte-de-medicamentos-com-urgenciaMuitos pacientes não imaginam, mas as empresas de logística contam com uma estrutura altamente complexa para percorrer grandes distâncias sem que os remédios percam sua eficácia. Os medicamentos termolábeis, por exemplo, precisam ser mantidos em temperaturas específicas durante todas as etapas do transporte refrigerado e durante a armazenagem hospitalar.

Proteção e qualidade no transporte de medicamentos

A Anvisa determina que um farmacêutico acompanhe de perto todas as atividades de gerenciamento de medicamentos para garantir que as mercadorias fiquem protegidas do calor, umidade, riscos de contaminação e outras condições adversas. Tudo deve ser feito de acordo com as normas e as orientações de cada fabricante para evitar perdas.

Vale lembrar que as empresas de transportes de insumos hospitalares também possuem softwares altamente modernos para mapeamento térmico e para a organização das cargas.

Existem, ainda, recursos tecnológicos que permitem o monitoramento de todos os remédios desde a saída da fábrica até a chegada às unidades de saúde. Ou seja, essa rastreabilidade oferece mais segurança durante o transporte de medicamentos, especialmente em casos de roubos, congestionamentos e panes mecânicas.

Rodoviário ou aéreo: qual as vantagens?

Além de transporte refrigerado feito por rodovias, as empresas de logística hospitalar também oferecem aos clientes a opção aérea, que costuma ser ainda mais rápida e segura para situações emergenciais, como entrega de vacinas, transplante de órgãos etc.

Mas vale lembrar que o custo-benefício do modal rodoviário      é bastante vantajoso para as atividades locais e consegue garantir mais flexibilidade, já que as empresas de transporte de medicamentos refrigerados costumam trabalhar com planejamento e ótima infraestrutura da cadeia do frio.

Seja qual for a sua necessidade, a RV Ímola é uma empresa especializada em logística de medicamentos com diversas soluções inovadoras para o ramo da saúde. Com clientes em todo Brasil, ela tem prestado um serviço de excelência para laboratórios, clínicas e hospitais desde o início da pandemia e principalmente agora com o início da vacinação no país. Vale a pena conhecer nossos serviços de transporte refrigerado e contratar nossa consultoria em logística!

Imagem: Pixabay

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn.

Para mais notícias sobre gestão logística hospitalar e transporte de medicamentos, acesse aqui.

 

Voltar